Turma: 301
* Como acontecia o trabalho na Idade Média?
O trabalho modificou-se no decorrer da Idade Média, diversificando-se, aos poucos, com o surgimento ou renascimento de novas atividades, após uma longa persistência da agricultura como atividade básica, devido à importância atribuída à terra e à especificidade da mão-de-obra feudal.
Durante a Idade Média, o trabalho cabia aos servos, que sustentavam os senhores feudais, donos da terra e do poder. Até este momento histórico, a vida laboral confundia-se com a vida doméstica; o trabalho era realizado em casa, em família e os filhos aprendiam seus futuros ofícios com seus pais ou, no máximo, com vizinhos que conhecessem ofícios diferentes. Até o fim da Idade Média, o trabalho era visto como castigo e sofrimento e a profissionalização era determinada por nascimento ou por conveniência.
O trabalho nas diferentes classes
Os escravos, às vezes, ocupavam posições profissionais de responsabilidade, o que era um indício da abstenção radical da classe dirigente de toda a forma de trabalho produtivo, qualquer que ele fosse, mesmo de caráter executivo. Os senhores consideravam tanto o trabalho agrícola quanto o artesanal como "adaptações" à natureza, e não como sua transformação, sendo, como tal, formas de serviço.
Havia também o camponês, muito pobre, chamado de "fronteiriço", que deveria trabalhar para o senhor como braço contratado, em troca de comida.
Existiam, ainda, os chamados "vilões", que eram servos com maiores privilégios pessoais e econômicos. Gozavam de maiores regalias e menores deveres para com o senhor.
O trabalho na Idade Média e o trabalho na atualidade
Na Idade Média o trabalho cabia aos servos que satisfaziam os desejos dos senhores feudais, o trabalho era considerado castigo e sofrimento, não havia remuneração, os servos trabalhavam em troca de moradia.
Atualmente alguns de nós ainda continuamos trabalhando para superiores, porém em troca de dinheiro como remuneração, e o nosso trabalho e considerado difícil mas não um sofrimento.
GOSTEI DO BLOG E DO TRABALHO - NOTA - 9,5 PARABÉNS.
ResponderExcluir